Imagem divulgada em redes sociais

A noite desta segunda-feira (4) e a madrugada desta terça-feira (5) foram de terror para moradores de pelo menos mais seis cidades do Sul de Minas. Carros, ônibus e até viatura do sistema prisional foram alvos de vândalos. Machado entrou na lista dos municípios que enfrentam problemas, com um ônibus incendiado e um adolescente ferido a tiros.

O ataque em Machado aconteceu no ponto final do circular do bairro Vila Formosa. Dois homens invadiram o veículo e obrigaram a saída do motorista e passageiros. Depois disso, jogaram gasolina no interior do veículo e atearam fogo. Não houve feridos. Na mesma noite, um adolescente foi baleado no bairro Santa Luíza. Ele foi levado para a Santa Casa de Machado, e a Policia investiga se a tentativa de homicídio tem relação com o incêndio. Dois homens foram detidos, suspeitos de terem promovido o sinistro.

Outras cidades em que ocorreram sérios problemas foram Passos, Alfenas, Itajubá, Varginha e Três Corações. Passos foi o local com mais ocorrências, com incêndios de ônibus e de uma caminhonete da Cemig. Antes, uma viatura da Policia Militar também havia sido queimada, e foram disparados tiros contra uma unidade desativada da PM e contra a Câmara de Vereadores. Em Varginha, um carro do sistema prisional, que estava em uma oficina, também foi destruído pelo fogo, e em Três Corações, o automóvel de um agente prisional foi o alvo, em sua própria garagem. Ele mesmo controlou as chamas com a ajuda da família.

As investigações continuam e até o momento pelo menos 29 pessoas foram detidas. Não se sabe ainda se realmente a ordem para os ataques partiu de uma facção criminosa ou se grupos independentes estão aproveitando o momento para deixar a população em pânico, sem ainda um motivo definido.