O inicio desta semana no Sul de Minas está marcado pela violência e pelo medo. Em pelo menos oito cidades foram registrados ataques a carros e ônibus na noite deste domingo (3). Na noite anterior, um adolescente foi morto no Jardim das Oliveiras, em Machado.

Os ataques aconteceram em Varginha, Pouso Alegre, Monte Santo de Minas, Alfenas, Passos, Poços de Caldas, Itajubá e Guaxupé. Homens encapuzados atearam fogo em ônibus e carros, chegando inclusive a invadir a garagem de uma prefeitura para incendiar veículos escolares.

A Policia Militar está em alerta e a Polícia Civil já investiga quem seriam os autores dos sinistros. Áudios divulgados em redes sociais apontam lideranças de uma facção criminosa como ordenadores dos crimes, mas nada foi confirmado e tudo pode ser apenas mais uma série de áudios e vídeos falsos. Em Poços e Alfenas, inclusive, as gravações citam até nomes de bandidos e a ordem de assassinar policiais e agentes penitenciários.

Imagens publicadas em redes sociais (como a que ilustra esta página) chegam para a imprensa vindos de vários pontos do estado. Cidades do Triângulo Mineiro também teriam se tornado palco de incêndios do mesmo tipo.



HOMICÍDIO

Em Machado, na noite de sábado (2), um adolescente de 17 anos teria sido executado na porta de sua casa no Jardim das Oliveiras. Ezequiel Pereira da Silva estava de bicicleta e teria sido alvejado por dois autores em uma moto, que disparam três vezes contra ele, acertando um dos tiros na sua cabeça.

O socorro foi acionado e o SAMU foi ao local, mas o jovem morreu no local.

A Policia Civil investiga o caso, e a primeira suspeita é, como tem sido nos últimos anos, de que o homicídio tenha como motivação uma rixa entre gangs do município.